Precisa gerar mais leads com um orçamento reduzido? Inbound já!

Diretores e empresários de diversas empresas ainda sentem muita dificuldade em conseguir enxergar os resultados do setor de marketing, ou seja, ainda existe o desafio de mensurar as métricas que comprovem sua eficácia. Por isso, em tempos de crise financeira, com a economia instável e o mercado desacelerado, o setor de marketing vê ampliado o desafio de conseguir materializar o resultado das ações implementadas a fim de garantir o orçamento da área.

É justamente nesse cenário, onde sugerir investimentos em estratégias inovadoras pode até parecer loucura, ou excentricidade, que está a chave para se destacar e conseguir apresentar resultados na linha: preto no branco! Sim, a inovação é a única forma para continuar gerando resultados e seguir crescendo. Assim, a inovação fica por conta do inbound marketing, que se coloca como solução para gerar mais leads.

Confira algumas vantagens da estratégia:

Custo-­benefício: segundo a pesquisa O Estudo do Inbound Marketing no Brasil 2015, gerar leads é 47% mais barato com inbound marketing. Isto acontece porque uma estratégia de inbound marketing, ao contrário de estratégias de outbound marketing, demanda mais esforço que dinheiro. Basta produzir conteúdo qualificado e relevante para sua audiência e divulgá­lo nos canais adequados, fazendo com que seu público chegue até ele e tire suas dúvidas.

Engajamento: divulgando sua marca em canais adequados e direcionando seu conteúdo para um público específico, suas ações chegarão, consequentemente à pessoas realmente interessadas em sua solução. Seu conteúdo deve ser útil para elas, de modo a ajudá­las a vencer seus desafios e alcançar seus objetivos. Assim, o leitor é incentivado a consumir novos materiais, entrar em contato, ou até mesmo divulgar sua empresa.

Engloba todo o processo de compra: um diferencial do inbound marketing é sua capacidade de incorporar todas as etapas de venda. Seu trabalho começa pela produção e divulgação do conteúdo, que é o primeiro contato do cliente com a empresa. Se estende pela nutrição de leads, quando os leitores cadastrados receberam, via e­mail, conteúdos produzidos especialmente para eles, baseados em sua maturidade em relação à sua solução. Estes conteúdos irão conduzi­lo a etapa de compra.

Leads mais qualificados: uma vez que passou pelo funil de vendas e teve contato com mais conteúdos relacionados à sua marca, o lead chegará ao momento da compra muito mais maduro em relação à sua solução e muito mais seguro para contratar a sua empresa. Isso evita que se perca tempo em reuniões improdutivas com clientes em potencial que ainda não estão preparados para fechar negócio. Além disso, segundo a Forrester Research, empresa especializada em pesquisas de mercado, marcas que nutrem seus leads tem até 50% mais vendas, a um custo até 33% mais baixo.

Resultados mensuráveis: o melhor de tudo é que todas as vantagens do inbound marketing podem ser mensuradas ao fim de cada ação. Estratégias de inbound marketing são mesuráveis de ponta a ponta, dispondo de ferramentas, como o Google Analytics, ou plataformas de automação de marketing, que permitem ter uma visualização completa dos resultados obtidos. Dessa forma, será possível identificar quais ações têm sido mais assertivas e quais demandam ajustes para as próximas etapas.

Se aplica a empresas de todos os portes e segmentos: evidentemente, cada segmento possui suas especificidades, assim como o porte de sua empresa, sem dúvida demanda diferentes ações. No entanto, estratégias de inbound marketing são versáteis, podendo se adaptar a empresas de diferentes áreas e tamanhos. Assim, o inbound marketing certamente se aplica ao seu negócio.

Se o que sua empresa busca é usar o setor de marketing para gerar mais leads e continuar crescendo neste cenário de instabilidade econômica, buscar estratégias inovadoras, como o inbound marketing, é a solução que melhor irá lhe atender e nós estamos preparados para isso! Entre em contato agora mesmo.

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